ilustração mesa de trabalho

3 Principais Vantagens de Contratar Refugiados

Refazer a vida em um país diferente daquele onde alguém nasceu e cresceu não é tarefa fácil. É necessária uma infraestrutura dedicada a atender as necessidades e oferecer dignidade aos refugiados, inclusive para inseri-los no mercado de trabalho. Pensando nesse aspecto, a legislação brasileira, através da Lei de Migração (Lei 13.445 de 2017), traz o seguinte:

Art. 3º A política migratória brasileira rege-se pelos seguintes princípios e diretrizes:

(…)

XI – acesso igualitário e livre do migrante a serviços, programas e benefícios sociais, bens públicos, educação, assistência jurídica integral pública, trabalho, moradia, serviço bancário e seguridade social.

Além disso, o Brasil também assinou a Convenção das Nações Unidas de 1951, que garante a emissão da Carteira Nacional de Trabalho e Previdência Social (CTPS) aos refugiados que se encontrem em território brasileiro. A Lei 9.474 de 1997 detalha as formalidades necessárias para que os refugiados tenham condições de empregabilidade no Brasil.

Com a CTPS em mãos e os documentos em dia, vamos aos 3 principais motivos pelos quais um empregador deveria contratar refugiadas e refugiados:  

1) Experiência dos refugiados como diferencial 

Um dos principais requisitos observados por quem está empregando é a experiência prévia dos candidatos. Muitos refugiados chegam ao Brasil após já terem iniciado a jornada laboral em seus países de origem. A mistura de culturas resulta em novas possibilidades, já que a experiência construída em um país diferente traz novos olhares e novas práticas ao cotidiano do trabalho. 

2) Idioma diferente 

Imagine uma empresa que atende clientes estrangeiros, ou mesmo uma empresa que pretende expandir os negócios para outros países. Nos dois casos, o ambiente de trabalho precisa oferecer condições para que essas necessidades sejam atendidas. Ter na equipe um refugiado cujo idioma natal não seja o português é fundamental para obter os resultados desejados. Um refugiado não é somente alguém que fala outra língua, mas é alguém que vivenciou uma cultura diferente em um país diferente. Agregar essas vivências ao ambiente de trabalho é muito valioso. 

3) Ambiente de trabalho multicultural

No geral, o Brasil tem uma cultura acolhedora. No ambiente de trabalho certamente não seria diferente. Ter refugiados na equipe tornaria o ambiente mais dinâmico e mais diverso. A troca orgânica de experiências seria muito rica para todos os colaboradores envolvidos. Além disso, essa dinâmica também criaria ainda mais condições de aprendizado, tanto para os refugiados quanto para os brasileiros. 

E como a Vila Internacional contribui nessa empreitada?

Percebe-se, portanto, que há muitas vantagens em ter um refugiado enriquecendo o ambiente de trabalho. Além dos procedimentos burocráticos, os refugiados também necessitam ter um nível, ao menos básico, de língua portuguesa, e muitas vezes necessitam de ajuda nesse processo. 

É por isso que a Vila Internacional existe! Nosso objetivo é ajudar a dar dignidade 

aos migrantes em vulnerabilidade para que sejam capazes de exercer plena cidadania em solo brasileiro. Para isso, ensinamos português gratuitamente via WhatsApp e também ajudamos mulheres venezuelanas a desenvolverem seus próprios negócios

Acompanhe nosso Instagram, Linkedin e nosso blog e fique por dentro de todos os nossos projetos e eventos. Considere também contribuir conosco e nos ajude a mudar a vida de mais pessoas

Últimos posts