Como os migrantes podem aprender português através do WhatsApp

Desde que surgiu, a internet vem se reinventando e moldando as relações que estabelecemos uns com os outros. Através dela, hoje em dia é possível encurtar distâncias afetivas e estreitar os laços. Surge, assim, uma grande oportunidade para que projetos sociais entrem em ação e provoquem mudanças. Esse é o caso do Raízes Culturais, um projeto da Vila Internacional que ensina português via WhatsApp e vem mudando a vida de migrantes que vieram para o Brasil e que agora precisam aprender o português e interagir integralmente no contexto brasileiro, seja no âmbito pessoal, ou profissional. 

Ensinando e acolhendo

O ensino de uma nova língua sempre tem muitos desafios. Não é difícil imaginar que os desafios são ainda maiores quando os estudantes vivem um contexto delicado de adaptação repentina a um novo país e uma nova cultura. Pensando nisso, o ensino do português no Raízes Culturais utiliza a metodologia PLAc – português como língua de acolhimento. Essa abordagem faz com que o ensino do idioma leve em consideração os aspectos emocionais, linguísticos e culturais de origem dos estudantes. É uma metodologia inovadora que respeita também a autonomia e o tempo de assimilação de quem aprende. Os professores agem como mediadores do processo, proporcionando flexibilidade aos estudantes.

Português na palma das mãos

E por falar em flexibilidade, o WhatsApp é a principal ferramenta de ensino do poruguês no Raízes Culturais. De maneira prática e eficiente, tudo que é necessário para que as e os migrantes aprendam português é um celular conectado à internet. Funciona da seguinte maneira: 

  • Estudantes interessados acessam a plataforma através de um link específico que os levará diretamente ao cadastro das informações necessárias;
  • Em seguida, já será possível iniciar os estudos ali mesmo, numa conversa de WhatsApp. Os estudantes terão acesso ao que é basicamente um livro digital dentro da plataforma. 
  • O material está dividido em 16 unidades temáticas que possuem explicações e atividades automáticas. O desempenho dos estudantes poderá ser analisado pelos professores por meio de dados coletados após a finalização das atividades. 
  • O objetivo é fazer com que os estudantes, em pouco tempo, consigam desenvolver habilidades de falar, ler, escrever e ouvir em português. 

Tecnologia e esperança

Atualmente, a internet facilita e agiliza os processos de comunicação. Sob essa perspectiva, é possível ampliar sua utilização a fim de cumprir objetivos solidários, e no caso do Raízes Culturais, esse objetivo é utilizar a tecnologia para dar mais segurança e empoderamento às mulheres e aos homens migrantes, que, em muitos casos, se viram obrigados a deixarem seus países e se lançarem em contextos desafiadores. Aprender a se comunicar na língua do país onde agora vivem aumenta bastante a confiança de que é possível construir uma vida nova, e de que é possível manter a esperança em um futuro com mais possibilidades de sucesso. Com os projetos da Vila Internacional, esse aprendizado é possível! Faça parte dessa história, contribua com nosso projeto e nos ajude a manter a esperança viva!

Últimos posts