Mulher, hoje é seu dia!
8 de março. Um dia especialmente marcante. O mundo lembra e ressalta a força das mulheres. Todo mundo tem ao menos uma mulher importante e inspiradora na vida, não é mesmo? Portanto hoje, a Vila Internacional homenageia, em especial, as mulheres migrantes e refugiadas, cujo amor se manifesta na coragem, na resiliência e na esperança.
“Um refugiado é alguém que sobreviveu e que pode criar o futuro”
Amela Koluder
De acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), até abril de 2021, 59.744 pessoas foram reconhecidas como refugiadas pelo governo brasileiro. Mais de 78% desse total é formado por pessoas venezuelanas. Muitas vezes, as famílias que compõem esse percentual encontram força nas mulheres, figuras imponentes e acolhedoras. Mães, tias, avós, irmãs… Quando se lançam em contextos desafiadores, elas cuidam de pessoas, de lares e de negócios.
Elas carregam dentro de si a identidade e as memórias. Transformam-se em verdadeiras fortalezas e constroem alicerces para não deixar a peteca cair. Também são elas que, embora não abandonem as raízes, sabem que a vida não pode parar.
As mulheres migrantes conhecem bem o processo de reconstruir a vida e o caminho que vem pela frente. Pensando em auxiliá-las nesse processo, aqui na Vila Internacional desenvolvemos o A-TUA-AÇÃO, um projeto criado para empoderar a veia empreendedora de mulheres migrantes venezuelanas. É um impulso para que elas gerem impacto social também nos negócios. O projeto é uma iniciativa que promove autoconhecimento, empodera, capacita e insere as mulheres numa rede empreendedora, onde elas serão capazes de nutrir ideias e inspirações. E o melhor é a acessibilidade e a praticidade: é tudo via WhatsApp!
O A-TUA-AÇÃO é para você que:
- É venezuelana (cis ou trans) maior de idade;
- Reside no Brasil e tem situação regularizada;
- Tem nível intermediário de português;
- Possui acesso à internet em um celular com WhatsApp;
- Tem conhecimentos básicos em Instagram;
- Tem 1h livre aos sábados para acompanhar as aulas
Como funciona?
- Ao longo de 8 semanas, promovemos encontros online e oferecemos ensino de língua portuguesa;
- Disponibilizamos auxílio financeiro;
- Oferecemos mentoria individual.
- Abordamos os temas: propósito de empreender; como iniciar e formalizar um negócio; atendimento/vendas; marketing e finanças.
Ficou interessada ou conhece alguém que pode iniciar essa jornada de autoconhecimento e transformação? Então não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais. Vamos avisar a data da próxima turma nesses canais!
Fique à vontade para conhecer também nossos outros projetos e nos ajude a continuar promovendo transformações na vida das migrantes e refugiadas.