Professores que acolhem: o PLAc como possibilidade
As professoras e professores sabem que o ato de ensinar possui vários significados e consequências. Pode significar, por exemplo, promover a interculturalidade. O ensino de português como língua de acolhimento (PLAc) cumpre esse papel. Destinado aos migrantes em situação de crise, o PLAc faz a ponte entre as memórias e o futuro dos migrantes.
Neste texto, abordaremos a importância do método PLAc, sua transdisciplinaridade, e como as professoras e professores de português para estrangeiros poderiam considerá-lo como mais uma possibilidade de ensino.
Crises migratórias e algumas soluções
A mais recente crise migratória teve início em 2015. Em decorrências de instabilidade política e conflitos armados, milhares de migrantes do Oriente Médio e do continente africano buscaram refúgio na Europa. Em nosso contexto latino-americano vimos aumentar a quantidade de refugiados, majoritariamente sírios.
Mas aqui na América Latina, e principalmente no Brasil, houve um aumento expressivo de migrantes de nosso próprio continente, especialmente haitianos e venezuelanos. Com esses deslocamentos, surgiu a necessidade de repensar as políticas públicas para refugiados. Em 2017 instituiu-se, então, a chamada Lei de Migração (Lei 13445/2017), que descreve as condições de inclusão social e promoção de direitos humanos aos migrantes que vivem em território brasileiro.
Uma das questões mais fundamentais nesse contexto é a língua portuguesa. É preciso assegurar o acesso ao ensino do nosso idioma aos que vivem aqui e que não possuem o português como língua materna. É uma prerrogativa legal que nem sempre será integralmente executada pelo Estado. Por isso mesmo, é preciso buscar alternativas para contornar a falta de infraestrutura e de qualificação para executar o PLAc.
Desafios de acolher
Ensinar português e promover acolhimento só é possível através de uma metodologia transdisciplinar. O PLAc é uma junção de áreas diversas de conhecimento. Vai desde a linguística até as ciências humanas e sociais, como por exemplo a Ciência Política, área responsável por estudar as políticas públicas.
Dificilmente restam dúvidas sobre a importância de promover publicamente o ensino de português a migrantes vulneráveis. Por isso mesmo, o PLAc já existe como um campo profissional consistente. Ainda assim, diante da falta de infraestrutura pública destinada a essa metodologia, a maioria dos projetos depende de voluntários.
Aqui na Vila Internacional, temos a metodologia PLAc o núcleo de nossos projetos. Um deles é o Raízes Culturais, um curso de português via WhatsApp destinado a acolher e ensinar migrantes em vulnerabilidade.
Professoras e professores, vamos acolher juntos!
Temos um material informativo feito com carinho para professores de língua portuguesa que possivelmente queiram saber mais sobre o Raízes Culturais. Trata-se de um ebook que detalha como o projeto funciona. Contamos com dezenas de voluntários, e sempre há espaço para quem mais quiser fazer parte da nossa caminhada.
Já que você chegou até aqui, aproveite e acesse o ebook que preparamos e saiba todos os detalhes! Lá explicamos, por exemplo, como a tecnologia do chatbot traz praticidade e facilita o acesso e o acompanhamento do curso pelos estudantes. Considere também contribuir com nossos projetos! Vamos juntos impactar a vida de mais pessoas!